Teste de baclofeno intratecal

O que é o baclofeno?

 

O baclofeno é um anti-espasmódico, que retira o componente de espasticidade do paciente e podemos ver como se comportariam os músculos para executar os movimentos se a espasticidade não estivesse presente.

A absorção do baclofeno diretamentente no canal espinhal é mais potente que por via oral, necessita de doses menores, e o seu uso está indicado em crianças e adultos.

 

Quando indicamos o uso do baclofeno intratecal?

 

O teste de baclofeno é indicado em casos de espasticidade com componente distônico ou espasticidade isolada, que esteja prejudicando a reabilitação  motora do paciente, causando dor, deformidade ortopédica ou ou mesmo em casos, que ela impeça a movimentação dos membros, para a higiene pessoal, sentar ou deitar.

Pacientes com sequelas neurológicas que apresentam tetraplegia ou paraplegia e espasticidade podem se beneficiar do  uso do baclofeno intratecal  de forma contínua para controle de sintomas como a rigidez, hipertonia muscular, clônus espontâneo, espasmos musculares, dor e distonia.

Quais são as condições neurológicas que o baclofeno intratecal pode tratar?

 

Algumas condições médicas, estão frequentemente  associadas a espasticidade ou a espasmos musculares alterando o tônusc muscular dos membros, e quando estes sintomas causam dor, incapacidade, imobilidade e deformidade  e não são controladas com o uso de medicamentos via oral, ou toxina botulínica,  uso do baclofeno intratecal por via espinhal pode ser indicado.

Destacam-se as seguintes condições médicas abaixo como causas de espasmos musculares:

  • Paralisia cerebral
  • Acidente vascular cerebral
  • Anóxia cerebral
  • Lesão cerebral ou medular traumática 
  • Doenças neurodegenerativas- esclerose múltipla

 

Sempre que possível qualquer paciente com alguma destas condições, que não tenha controle dos espasmos musculares com medicamentos ou toxina botulínica deve considerar o tratamento com o baclofeno intratecal o mais precoce possível para evitar deformidades ortopédicas permanentes.

Mas, antes de iniciar o uso definitivo de um medicamento intratecal, precisamos simular o seu benefício terapêutico uso um bloqueio teste, a via de acesso é por meio da punção lombar.

A resposta ao baclofeno intratecal deve ser confirmada por uma espécie de triagem antes da implantação de uma bomba para infusão de fármacos e o seu uso continuo no reservatório.

 

Entendendo a fisiopatologia da espasticidade na paralisia cerebral

 

A fisiopatologia da espasticidade parece envolver a liberação inadequada do neurotransmissor inibitório o ácido y-aminobutírico (GABA) na medula espinhal. O dano cerebral na paralisia cerebral aparentemente afeta os neurônios inibitórios descendentes que normalmente causam a liberação de GABA.

 

Quando indicamos o teste de baclofeno?

 

O teste com baclofeno é indicado antes do implante da bomba de infusão de fármacos, e é uma critério obrigatório antes do implante da bomba.

O teste também é utilizado como uma ferramenta de avaliação da marcha e do tônus muscular do paciente, antes de ser considerada a terapia microcirúrgica : rizotomia dorsal superseletiva.  Ou para determinar qual seria o melhor método definitivo ao paciente em questão, microcirurgia ou bomba de infusão de fármacos, caso hajam dúvidas diagnósticas.

 

Quando escolher a via intratecal para usar baclofeno?

 

A escolha desta via de administração é devida sua melhor absorção no sistema nervoso central, comparativamente a sua apresentação via oral, que nem sempre é tolerada ou que é efetiva para o tratamento da espasticidade grave.

 

 

Como é realizado o teste do baclofeno intratecal?

 

Aplicação do medicamento é  via punção lombar,  diretamente no líquido cefalorraquidiano (o líquor-  também conhecido popularmente como: líquido espinhal), com anestesia local e/ou sob sedação anestésica, em ambiente hospitalar;

Em forma de bolus, é injetado a dosagem específica e individualizada do baclofeno, em dose única ou repetida a cada 24 horas, caso a resposta inicial seja insatisfatória.

O  teste é realizado  com dose indivualizada para cada caso,  variando a conforme patologia e peso do paciente.

Efeitos iniciam em 1-2 h, pico de efeito entre 4-6 h (média 2-4 h), com total de  efeito residual durando de 6-16 h ( média 8 h).

Geralmente uma reavaliação médica é realizada 3 horas após o procedimento. Avalia-se houve melhora dos sintomas relacionados a espasticidade e se está melhora foi significativa.

O paciente vai embora do hospital no mesmo dia do procedimento.

 

Quais são as possíveis complicações o bloqueio teste com baclofeno intratecal?

 

Como possíveis complicações relacionadas ao procedimento, temos a cefaleia ”pós- raqui’‘, termo utilizado para todos procedimentos que utilizam a punção líquorica que apresentem dor de cabeça após a punção. Geralmente este tipo de dor de cabeça melhora com repouso, hidratação e analgésicos em poucos dias.

Náuseas/vômitos e sonolência/sedação  também podem ser observados como  efeitos adversos mais comuns observados sendo relatados em  2 a 8% dos casos.

Outros eventos adversos que podem ocorrer durante a triagem  incluem hipotonia, tontura, parestesia, hipotensão e depressão respiratória-ocorrendo em >1% dos pacientes, conforme os estudos clínicos prospectivos sobre o tema.

Estes sintomas, quando presentes, geralmente se apresentam já nas primeiras horas após a punção, por isso que os pacientes necessitam a monitorização inicial em ambiente controlado.

 

Considerações Finais sobre o teste do baclofeno

 

O teste de baclofeno é um procedimento seguro e muito importante antes do seu uso definitivo e continuo  da bomba de infusão de fármacos. Ele dá uma ideia para o paciente e para a familia sobre os possíveis efeitos de relaxamento muscular do fármaco a longo prazo.  E também serve como teste diagnóstico, se houver dúvidas entre  a escolha das terapias definitivas, seja a bomba de infusão de fármacos ou a rizotomia dorsal superseletiva.

 

 

Referências sobre o assunto:

 

Boster AL, Bennett SE, Bilsky GS, Gudesblatt M, Koelbel SF, McManus M, Saulino M. Best Practices for Intrathecal Baclofen Therapy: Screening Test. Neuromodulation. 2016 Aug;19(6):616-22. doi: 10.1111/ner.12437. Epub 2016 Jul 19. PMID: 27434115.

 

Picture of Dra. Giana Kühn
Dra. Giana Kühn
A Dra. Giana Flávia Kühn é uma neurocirurgiã especializada em neurocirurgia funcional e tratamento de dores crônicas. Dra. Giana se dedica a oferecer cuidados de alta qualidade utilizando técnicas avançadas e inovadoras. Com um compromisso constante com a atualização e o aprendizado, ela visa proporcionar alívio duradouro e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Atualmente, atende em São Paulo, onde oferece um atendimento humanizado e personalizado.
Picture of Dra. Giana Kühn
Dra. Giana Kühn
A Dra. Giana Flávia Kühn é uma neurocirurgiã especializada em neurocirurgia funcional e tratamento de dores crônicas. Dra. Giana se dedica a oferecer cuidados de alta qualidade utilizando técnicas avançadas e inovadoras. Com um compromisso constante com a atualização e o aprendizado, ela visa proporcionar alívio duradouro e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Atualmente, atende em São Paulo, onde oferece um atendimento humanizado e personalizado.

Gostou? Compartilhe: