Os implantes medulares ou cerebrais mudam a rotina dos pacientes e algumas orientações gerais são importantes.
Os implantes medulares ou cerebrais mudam a rotina dos pacientes e algumas orientações gerais são importantes.
Geradores Recarregáveis
Dependendo do tipo do gerador implantado, mais conhecido popularmente como marca-passo, os pacientes terão que carregá-los a uma fonte de energia, nos modelos recarregáveis, periodicamente, conforme as informações do seu controle.
O paciente recebe um controle, além do seu sistema de recarga, nestes tipos de dispositivos, no momento do implante do eletrodo definitivo. Este controle orienta o paciente sobre as recargas e o nível da bateria, se for dispositivo recarregável, controla a intensidade do estímulo, a depender da liberação do médico, para mais ou para menos, muda de programação caso haja mais de uma, além de desligar o aparelho e possui um ajuste para modo ressonância (se compatível).
Geralmente a recarga exige que o paciente encoste sobre a pele (no local exato onde foi implantado o gerador) o carregador e este ligado em uma tomada, faz a alimentação da bateria.
Ressonância Magnética e a Dispositivos Eletrônicos com Gerador
A compatibilidade com a ressonância magnética também depende do modelo e da localização da região a investigada, modelos mais antigos ou pacientes com uso de extensão que não sejam compatíveis (cabo interno que liga o eletrodo ao gerador), geralmente não podem realizar o exame.
Sempre que for implantado qualquer dispositivo ligado a um gerador, o paciente recebe orientações do médico assistente e da empresa responsável pelo seguimento.
Cirurgias de Urgência ou Eletiva e os Dispositivos Eletrônicos com Gerador
Caso precise realizar cirurgias ao longo da vida também ele deve sempre informar as outras equipes sobre o seu dispositivo eletrônico, para que ele seja desligado o durante o procedimento, já que o bisturi elétrico utilizado na cirurgias pode danificar o seu aparelho. A recomendação das empresas que fabricam os marca-passos é a utilização da placa de aterramento do bisturi elétrico o mais distante possível do gerador.
Bancos e Aeroportos
Além disso, a empresa responsável também fornece um cartão de identificação sobre o aparelho ao paciente, para ele poder transitar nos aeroportos e bancos sem problemas no raio-x de inspeção.